Marília Mendonça e o relatório
final do acidente que matou
a cantora
Segundo o advogado, não houve falha humana ou mecânica. Em parte do laudo fala em "avaliação inadequada do piloto"
O relatório final das
investigações sobre o acidente aéreo que resultou na morte da cantora Marília Mendonça e de outras quatro
pessoas em Minas Gerais, em novembro de 2021, foi divulgado pelo Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força
Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (15/5).
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Segundo o advogado
dos familiares da cantora, Robson Cunha, o relatório concluiu que não
houve falha humana ou mecânica. Inicialmente, o laudo foi apresentado aos
defensores, porém, mais tarde, após a FAB tornar o documento público, uma das
páginas revelou que houve uma avaliação inadequada por parte do piloto em
relação aos parâmetros da operação da aeronave, resultando em uma extensão
significativamente maior da perna do vento do que o esperado.
Perna do vento
refere-se à trajetória de voo paralela à pista, no sentido do pouso.
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O advogado afirmou
que as decisões tomadas pelo piloto não demonstraram erro. A investigação da
Aeronáutica também concluiu que os cabos da Companhia Energética de Minas
Gerais (Cemig) foram um obstáculo para o avião e não houve falha operacional.
Segundo o Cenipa, as torres da empresa tiveram um papel preponderante na
tragédia e a altura da aeronave estava dentro dos padrões. O advogado da
família da cantora, Robson Cunha, ressaltou que o Cenipa não busca
atribuir culpa, mas sim criar um ambiente para evitar situações semelhantes no
futuro.
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Antes de apresentar o
laudo aos advogados dos familiares das vítimas, os oficiais da Aeronáutica
recomendaram que a Cemig reforce a sinalização das redes de alta tensão,
especialmente aquelas próximas ao espaço aéreo.
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Em novembro de 2021, Vitória
Medeiros, filha de Geraldo Martins de Medeiros Júnior, piloto que
estava no comando da aeronave com a cantora, anunciou que processaria a Cemig,
responsável pela torre de distribuição cujo cabo foi atingido pela aeronave, no
município de Caratinga.
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As informações do
Cenipa sobre o incidente aeronáutico detalham que as investigações não têm o
objetivo de estabelecer culpa ou responsabilidade, nem comprovar uma causa
provável para o acidente. O propósito do relatório é elaborar hipóteses que
permitam entender as circunstâncias que podem ter levado ao acidente e, assim,
propor a implementação de medidas por meio de recomendações de segurança,
visando evitar a ocorrência de acidentes aéreos e promover o aprimoramento da
segurança de voo e a preservação de vidas.
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